top of page

(ANÁLISE) MEDIC - A IMAGEM POPULAR DO MÉDICO PÓS-HOLOCAUSTO

A BANALIZAÇÃO DO MÉDICO ANTIÉTICO


1. O CONTEXTO

O Medic é um homem nobre alemão que exerce a medicina de forma peculiar. Embora ele possa ter uma aderência tênue às éticas da medicina, ele é, no entanto, a classe primária de cura da equipe. Apesar de sua Arma de Seringas e Serra de Ossos não serem as melhores armas para o combate direto, ele ainda pode ser normalmente encontrado nas linhas de frente, curando companheiros de equipe machucados enquanto tenta ficar longe do combate.


2. OPINIÃO

Alguns pensamentos estimulados pelo audiovisual devem ser evitados. Como os que normalizam atitudes imorais e antiéticas, algumas são feitas por falta de explicação como o caso do medic, um personagem do jogo Team Fortress 2. Ele é descrito como um médico alemão contratado para curar uma equipe de mercenários. Os criadores utilizaram um design que lembra os médicos da primeira e segunda guerra. Talvez por serem uns poucos capazes de fazerem as loucuras vistas no jogo, como substituir corações com pacientes ainda conscientes, praticar operações em locais insalubres e até manter cabeças vivas em sua geladeira sem se questionar se dará certo ou se o que está fazendo é correto.


A questão é, quando ficou charmosa a imagem desse tipo de médico? No imaginário popular, as tentativas de um obstinado médico que não houve e faz tudo só por gostar de medicina são perigosas em muitos níveis e devem ser discutidas em sala de aula até para conscientizar alunos quanto ao seu papel durante a atuação profissional e impactos desta mensagem sobre a sociedade.


Apresentação oficial do MEDIC no youtube




"Vamos praticar medicina."

3. A IMPORTÂNCIA DO PERSONAGEM NO JOGO

Quando sua Arma Médica estiver focada em um aliado, este recuperará vida gradualmente. Companheiros de equipe que já estão em plena saúde terão a vida expandida além do limite normal, indo até 150% da sua capacidade base de saúde (exceto com armas com penalidades de sobrecura, tais como os Punhos de Ferro e a Quebra-Galho). Aliados que não sofreram dano recentemente serão curados mais rapidamente, encorajando retiradas estratégicas ao serem feridos.

Ao curar aliados, o Medic vai preenchendo a barra de ÜberCarga, que pode ser preenchida mais rapidamente ao curar aliados machucados ou sem sobrecura. Quando a barra de ÜberCarga está completa, a ponta da Arma Médica começará a brilhar com eletricidade com a cor da equipe, indicando que ele pode ativar uma única carga que beneficia tanto ele quanto seu paciente por 8 segundos. Uma ÜberCarga da Arma Médica oferece invulnerabilidade temporária; uma ÜberCarga da Kritzkrieg oferece críticos garantidos; a Quebra-Galho fornece cura rápida, além de imunidade a coices e rajadas de ar comprimido de Pyro; e a Vacinadora oferece resistência melhorada a um tipo específico de dano (balas, explosivos ou fogo).


Apesar do Medic não poder curar a si, exceto pela ÜberCarga da Quebra-galho ou usando a provocação Oktoberfest da Kritzkrieg, ele é capaz de regenerar sua vida lentamente, sendo a única classe capaz de fazer isso naturalmente. Quanto mais tempo um Medic ficar fora de combate e evitar sofrer dano, maior a vida que ele recuperará passivamente. Um Medic machucado regenerará vida em uma taxa de 3 de vida por segundo, aumentando nos próximos dez segundos até um máximo de 6 de vida por segundo (essa taxa pode ser afetada positivamente pela Amputadora e negativamente pela Blutsauger).


4. BIOGRAFIA

Nome: Dr. Ludwig

País de origem: Estugarda, Alemanha

Profissão: Homicídio assistido por médico

Lema: "Prepare-se para o seu exame."

Emblemas: Cruz vermelha e azul

Descrição: O que lhe falta em compaixão pelos pacientes, respeito pela vida humana, e qualquer tipo verificável de treinamento formal em medicina, o Medic mais que atendeu com um estoque sem fim de agulhas gigantes e um entusiasmo assustador de fincá-las em feridas abertas. Crescido em Stuttgart, na Alemanha em uma época em que o juramento de Hipócrates foi decaído meramente para uma sugestão hipocrática opcional, o Medic considera a cura um efeito colateral geralmente não intencional de seus experimentos e de sua curiosidade mórbida.


5. CURIOSIDADES

  • O Medic originalmente usaria uma agulha gigante presumivelmente no lugar da Serra de Ossos, como visto no trailer de 2006.

  • O Medic da primeira equipe BLU parecia com Sigmund Freud .

  • O Medic mantém um bando de pombos como animais de segurança, os quais ele permite voar livremente pelo seu relacionamento (apesar de preocupações com higiene). Um dos pombos se chama Arquimedes e é facilmente distinguido por ter manchas de sangue, diferente dos demais.

    • Arquimedes tem seu nome em homenagem ao cientista da Grécia antiga de mesmo nome e parece compartilhar da fascinação pelo sangue do seu dono, evidenciado por seu interesse em assistir a cirurgias e nidificar dentro de feridas abertas (como Heavy e Scout).

    • Conforme a pelúcia do Arquimedes na loja da Valve e a descrição do item no jogo, o Medic conseguiu Arquimedes e possivelmente os outros pombos após roubar uma van de bufê durante o casamento do primeiro-ministro. Desconhece-se quem era o primeiro-ministro, já que a Alemanha tem um chanceler.

O Medic foi brevemente chamado de Joseph Heilburger pela Gaming Heads, uma loja de mercadorias referente a jogos de vídeo, ao promover uma estatueta do Medic; isto foi removido e é considerado não canônico. Isso foi provavelmente tirado de uma atualização de Dia das Bruxas feita por fãs, que usaram o mesmo nome.

  • O último nome do Medic, "Ludwig", foi usado pela primeira vez no quadrinho Os Nus e os Mortos.


6. Referências

Medic - Official TF2 Wiki | Official Team Fortress Wiki. Disponível em: <https://wiki.teamfortress.com/wiki/Medic/pt-br>. Acesso em: 15 maio. 2023.

20 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page